Análise do Retorno do Investimento em Marketing sobre o Lucro em Jogos Empresariais

Anna Clara de Barros Avila Canêdo, Grasieli Priscila de Paula Figueredo

Resumo


Os altos investimentos em Marketing podem acarretar custos elevados para diversas empresas. Seu estudo detalhado permite perceber como é fundamental uma boa gestão dos recursos voltados para essa área. Diante disso, surge a questão: Qual empresa do setor atacadista em um ambiente simulado melhor utilizou seus recursos a fim de obter maiores margens com menores custos? Esse artigo tem como objetivo analisar o Retorno do Investimento em Marketing sobre o lucro em empresas atacadistas do ambiente simulado através das variáveis Custos de Comunicação, Margem Líquida Unitária, Faturamento e Lucro Líquido. Com relação aos métodos da pesquisa, é caracterizada como pesquisa descritiva, exploratória realizada através de uma análise documental com as três empresas simuladas e os dados foram explorados de forma qualitativa. Por meio dos relatórios gerenciais divulgados durante as rodadas do jogo de empresas, as variáveis já mencionadas são utilizadas para calcular o Retorno do Marketing sobre o Lucro. Pode-se observar no decorrer do artigo que as três empresas, embora com considerados faturamentos, não tiveram uma estabilidade nas margens líquidas, mostrando a dificuldade em saber administrar seus recursos.

Palavras-chave


Definição de Marketing; Jogos de Empresas; Retorno do Investimento em Marketing; Métrica de Marketing.

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REVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada  - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense