Análise do Retorno do Investimento em Marketing sobre o Lucro em Jogos Empresariais
Resumo
Os altos investimentos em Marketing podem acarretar custos elevados para diversas empresas. Seu estudo detalhado permite perceber como é fundamental uma boa gestão dos recursos voltados para essa área. Diante disso, surge a questão: Qual empresa do setor atacadista em um ambiente simulado melhor utilizou seus recursos a fim de obter maiores margens com menores custos? Esse artigo tem como objetivo analisar o Retorno do Investimento em Marketing sobre o lucro em empresas atacadistas do ambiente simulado através das variáveis Custos de Comunicação, Margem Líquida Unitária, Faturamento e Lucro Líquido. Com relação aos métodos da pesquisa, é caracterizada como pesquisa descritiva, exploratória realizada através de uma análise documental com as três empresas simuladas e os dados foram explorados de forma qualitativa. Por meio dos relatórios gerenciais divulgados durante as rodadas do jogo de empresas, as variáveis já mencionadas são utilizadas para calcular o Retorno do Marketing sobre o Lucro. Pode-se observar no decorrer do artigo que as três empresas, embora com considerados faturamentos, não tiveram uma estabilidade nas margens líquidas, mostrando a dificuldade em saber administrar seus recursos.
Palavras-chave
Definição de Marketing; Jogos de Empresas; Retorno do Investimento em Marketing; Métrica de Marketing.
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PDFREVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense