Retorno do investimento em marketing e pesquisa e desenvolvimento nas empresas do Laboratório de Gestão Simulada

Anadia Silva

Resumo


 O artigo visa estudar qual é a relação entre Investimento em marketing e pesquisa e desenvolvimento com a receita de vendas e o mercado potencial da empresa.

            Os gerentes de marketing cada vez mais tem necessidade de demonstrar para os sócios, acionistas e demais interessados que programas e campanhas de marketing são um dos fatores que mais influenciam receita de vendas e mercado potencial das empresas.

            Neste trabalho, analisou-se o impacto e as consequências financeiras que o marketing tem em uma empresa, a relação do investimento em marketing e pesquisa e desenvolvimento com a receita de vendas e o mercado potencial da empresa. Os objetos de análise foram às empresas participantes do jogo denominado Exercício de Gestão Simulada (EGS). Quanto ao método o estudo caracterizou-se como uma pesquisa quantitativa das sete empresas simuladas do jogo, tendo como objetivo demonstrar que Investimento e Gestão em Marketing estão correlacionados com o mercado potencial, receita de vendas e sucesso obtido pelas empresas.       O intuito deste trabalho foi revelar a semelhança do Exercício de Gestão Simulada com a realidade e a importância de sua aplicação.

Palavras-chave


Estratégia de Marketing e Composto de Marketing; Indicadores de Desempenho; Jogos de Empresas.

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REVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada  - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense