Análise do Comportamento de Compra de um Atacado em um Ambiente Simulado

Nathan Ribeiro Messias, Rodrigo Seixas Rosa

Resumo


Durante o processo de compra, o comprador analisa alternativas em busca do produto que satisfaça suas necessidades. Durante este processo, vários fatores podem influenciar sua decisão, e uma delas é o fator socioafetivo, que seria a influência do relacionamento dos indivíduos que exercem alguma função relacionada ao processo de compras empresarial. Este artigo apresenta uma proposta para analisar as relações entre os indivíduos da mesma empresa e entre empresas diferentes, a fim de identificar o quanto a relação socioafetiva determina no comportamento de compra de uma empresa simulada. O referencial teórico conceitua o comportamento de compra empresarial, análise de rede social e jogos de empresas. Este estudo utiliza-se de pesquisa descritiva enquanto analisa o ambiente geral do jogo e utiliza como procedimentos técnicos o estudo de caso, pois analisa um atacado em específico. Os resultados apurados indicam que o relacionamento entre os indivíduos influencia no comportamento de compra de uma empresa no ambiente simulado.

Palavras-chave


Palavras-chave: Análise de Rede; ARS; Comportamento do Consumidor Empresaria; Compras, Fator Socioafetivo, Jogos de Empresa, Marketing.

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REVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada  - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense