Aprendizagem vivencial: a contribuição dos jogos de empresas no desenvolvimento de competências

Nilce Helena da Silva Melo, Isis Isis do Nascimento Sardinha, Ellen Oliveira De Menezes

Resumo


A aprendizagem vivencial, em um contexto histórico recente, emerge como uma tônica na reformulação das Escolas de Administração. Isto reflete às mudanças ocorridas no decorrer do tempo, desde a transição de uma economia agrícola para uma focada na industrialização; e a mudança da mesma com foco em análises estratégicas mercadológicas. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo identificar quais as contribuições da aprendizagem vivencial para o desenvolvimento de competências nos alunos de Administração em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no Estado do Rio de Janeiro. Desta forma, para a elaboração desta pesquisa foram analisadas as respostas dos alunos de um curso de pós-graduação que, em sua grade curricular, realizaram uma disciplina que contemplava jogos de empresas em sua ementa, visando o apoio no processo ensino-aprendizagem na área de logística. No resultado da pesquisa, de acordo com as competências elencadas (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), os alunos evidenciaram maior desenvolvimento na competência Habilidade, focando o domínio psicomotor. Destaca-se também a identificação das contribuições da aprendizagem vivencial no desenvolvimento de competências que poderá contribuir com a ampliação desta prática nas IFES.

Palavras-chave


Aprendizagem vivencial; Jogos de empresas; Formação de Competências.

Texto completo:

PDF


REVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada  - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense