O Estilo Cognitivo e a Estratégia em Jogos Empresariais: um estudo exploratório do jogo SOLOG
Resumo
O artigo se propõe a compreender a construção do processo de tomada de decisão à luz dos estilos cognitivos classificados por Miles e Snow (1978). Assim, o estudo se pauta no conceito de aprendizagem a partir da participação no jogo de empresa SOLOG e como este processo impacta na implementação de mudanças estratégicas. Tendo em vista o alcance de seu objetivo, a pesquisa foi dividida em três partes. A primeira correspondeu à análise teórica decorrente de pesquisa bibliográfica. A segunda teve como objetivo a avaliação dos resultados obtidos através dos questionários aplicados aos participantes do jogo. Por fim, na última etapa, foram considerados os relatórios do sistema SOLOG gerados pelas equipes em cada uma das rodadas. A análise emparelhada de tais etapas permite relacionar os estilos cognitivos à formação da tomada de decisão.
Palavras-chave
Jogos de Empresas; Tomada de Decisão; Mudança Estratégica; Processo Cognitivo.
Texto completo:
PDFREVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense