Aprendizagem Vivencial no Jogo de Empresas SOLOG: Perspectivas Neurocientíficas no Estudo das Competências Humanas

Carlos Otávio Afonso, Fátima Bardano, Pedro Maitan, Wesley Souza

Resumo


O estudo da aprendizagem baseada em prática procura compreender como o conhecimento é produzido, e a utilização dos jogos de empresas contribui para a validação do conceito por meio da observação e apuração das competências humanas ao longo do processo. Para a produção do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa empírica junto à turma de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que utilizou o jogo de empresas SOLOG, parte integrante do programa da disciplina Laboratório de Gestão Simulada. O objetivo do estudo é configurar as competências humanas que contribuíram para a construção do trabalho e da aprendizagem vivencial a partir de perspectivas neurocientíficas e da visão dos participantes. Os resultados levaram à constatação de que a interação entre os membros do grupo, pelo trabalho em equipe ao longo do processo de simulação do jogo, foi a maior responsável pelo desenvolvimento e consolidação de novas competências, mas que o procedimento requer, para sua maior eficácia, um tempo maior de desenvolvimento.

Palavras-chave


Competências; Jogos de Empresas; Aprendizagem Vivencial.

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REVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada  - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense