Sociometria nos Jogos Empresariais Simulados: Um Estudo das Interações entre o Indivíduo e o Grupo

Rayanne Paraizo de Abreu Silva, Bruno Koenigkan Lopes, Letíca Duarte Andrade

Resumo


O presente artigo procurou estudar os indivíduos e as empresas dentro do ambiente organizacional simulado. Classificou-se os diretores das empresas em grupos, times ou equipes e para isso optou-se pela utilização de um questionário para a turma de graduação de Administração na Universidade Federal Fluminense do Pólo de Volta Redonda, sendo orientados a responder a treze perguntas para a coleta de dados. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e aplicado. O objetivo do estudo foi entender se no ambiente simulado de jogos organizacionais, as amizades interferem ou não nos resultados das empresas, ou seja, se os diretores tendem a beneficiar seus amigos a obterem um bom resultado nos jogos simulados. Foi aplicada também a Sociometria, um estudo que classifica os indivíduos em  panelas, pontes, estrelas ou integrantes isolados. Conclui-se que a maioria dos diretores se encaixavam em times e a minoria em grupos e equipes, entretanto, alguns diretores não responderam a pesquisa, tornando o ambiente simplificado e não real em si.

 


Palavras-chave


SOCIOMETRIA; Indivíduo; Grupo; Time; Equipe; Jogos Empresariais

Texto completo:

PDF


REVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada  - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense