O Planejamento de Gestão das Empresas Simuladas e o Aprendizado Vivencial nos Jogos de Empresas

Letícia Lopes T. de Lima

Resumo


O artigo objetiva estudar a relação existente entre aprendizagem vivêncial e o desempenhodos planejamentos realizados pela empresa simulada Multi Tech. Para o estudo foramusados com referenciais teóricos os conceitos de Planejamento, Balanced Scorecard e Jogosde Empresas Simuladas. O método utilizado para o estudo foi a pesquisa científica descritiva,através de um estudo de caso da empresa simulada Multi Tech. Os resultados obtidosdemonstraram que apesar das decisões da empresa não corresponderem exatamente aoplanejamento quantitativo, mesmo depois de uma vivência maior no jogo, o aprendizadoacumulado permitiu que os objetivos da empresa fossem alcançados independentemente danecessidade de mudança das ações, em função de forças macroambientais.

Palavras-chave


Planejamento, Jogo de Empresas, Pesquisa Aplicada

Texto completo:

PDF


REVISTA LAGOS - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada  - ISSN 2317-5605
UFF - Universidade Federal Fluminense